sábado, 18 de fevereiro de 2017

CRIADA A ASSOCIAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO TOCANTINA E DO MARANHÃO DO SUL - ADERMASUL!


A Associação, composta de representantes de diversos segmentos sociais vai lançar uma nova campanha pela criação do estado do Maranhão do sul



Aconteceu na noite desta sexta-feira, 17, a fundação de uma nova entidade que entre outros objetivos se propõe a reerguer a bandeira da criação do Estado do Maranhão do Sul. Trata-se da Associação pelo Desenvolvimento da Região Tocantina e do Maranhão do Sul-ADERMASUL.
O evento aconteceu na Câmara de vereadores de Imperatriz  e contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais de Imperatriz e das regiões  tocantina e sul do estado.

Segundo os objetivos contidos no Estatuto aprovado na Assembleia de fundação, a nova entidade tem como finalidade “discutir, organizar e executar movimento cívico com o objetivo claro e inequívoco de criação do Estado do Maranhão do Sul, podendo realizar estudos, reuniões, encontros, seminários, palestras, manifestações públicas ou quaisquer daqueles instrumentos legalmente admitidos, inclusive em sede judicial, para o bom êxito de seus propósitos”.

“A ADERMASUL também atuará na defesa e promoção do Meio Ambiente, das Políticas Públicas (Saúde, Educação, Assistência Social, etc), no combate ao abuso do poder político e econômico e em defesa do patrimônio público bem como daqueles princípios gerais que formam a gestão pública”, diz o título II das finalidades do Estatuto da ADERMASUL.

Na ocasião foi ainda eleita a primeira diretoria da ADERMASUL que terá a missão de nos próximos três anos dar prosseguimento à luta emancipacionista e tentar concretizar um sonho que vem embalando várias gerações, desde a chamada “revolta de Pastos Bons”.

“Logo após o carnaval vamos organizar um grande encontro político em Imperatriz para lançar a nova Campanha pela criação do Maranhão do Sul. Vamos nos irmanar a outros movimentos de emancipação de outros estados para criarmos a Frente Nacional pela Redivisão Territorial do Brasil e tentar uma emenda à Constituição para que o plebiscito de criação de novos Estados seja apenas na parte que pretende se emancipar”, Informou o presidente da ADERMASUL, jornalista Josué Moura.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

VALÉRIA SOLICITA O TRATAMENTO DE CÂNCER INFANTIL E BIOPSIAS EM IMPERATRIZ

Em aparte a discurso do deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB), a deputada Valéria Macedo (PDT) na manhã de hoje (06/02) chamou a atenção para a luta que ela vem fazendo desde o seu primeiro mandato (2011-2014) de deputada pelo tratamento do câncer em Imperatriz. 
A deputada Valéria, que é enfermeira e foi secretária municipal do Polo de Saúde de Porto Franco e Diretora do Socorrão de Imperatriz,  disse que o Governador Flávio Dino acolheu sua indicação e firmou convênio com a Oncoradium, possibilitando o tratamento de câncer por radioterapia em Imperatriz e Região. 

Lembrou que “a UEMASUL é uma luta sua também e de vários deputados da região”, e que o Governador Flávio Dino tomou essa importante decisão e que espera bons resultados num futuro próximo”. Valéria foi a deputada que lutou pela implantação do curso de Medicina em Imperatriz na UFMA, hoje uma realidade. É de se relembrar ainda que o tratamento de câncer por quimioterapia ganhou expressão em Imperatriz ainda no Governo do saudoso Governador Jackson Lago (PDT), que era médico.

A Deputada Valéria disse que considera “urgente a implantação do tratamento de câncer infantil em Imperatriz e Região, pois há uma demanda muito forte na região e as famílias tem que procurar tratamentos noutros estado do país, como Piauí, Goiás e até São Paulo”. Ressaltou que a maioria das famílias maranhenses não tem condições de custear um tratamento de câncer mesmo no Maranhão como noutros estados da federação.

Por fim, Valéria Macedo “acrescentou a necessidade de realização dos exames para diagnosticar o câncer, ou seja, para Valéria “é essencial que os serviços de diagnósticos de câncer, ou exames, sejam feitos em Imperatriz”.