segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ASFALTO NOVO: COM RECURSOS DO TESOURO MUNICIPAL ASSIS RAMOS ASFALTA MAIS UMA RUA

Trabalhos na rua Duque de Caxias  beneficiam moradores da Vila Lobão e Prefeito comemoram em vídeo direto do local.


A Prefeitura de Imperatriz conclui e entrega mais uma importante via, recapeada para a população Imperatrizense. Dessa vez, moradores da Vila Lobão são contemplados com os trabalhos de requalificação asfáltica na Rua Duque de Caxias, em toda a extensão. Os trabalhos chegaram ao trecho entre a Avenida Pedro Neiva de Santana e a Dorgival Pinheiro de Sousa.

A obra que foi executada com recursos do Tesouro Municipal e realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), completa o trecho que já era pavimentado, escoando o tráfego de veículos naquela região. A tecnologia usada no serviço, garante durabilidade e é a mesma utilizada nos trechos anteriores à pavimentação da via. Com isso, já são mais de 19 km recapeados pela Prefeitura, atendendo várias regiões da cidade.

“Agora vou gastar menos tempo com o meu trajeto para o trabalho, porque além da rua que tinha um asfalto ruim, todo remendado, nas primeiras horas da manhã, tinha um congestionamento terrível nesse trecho, agora tudo vai ficar bem mais rápido e vou ter mais tempo com a minha família”, comemora a vendedora Viviane Moraes.

Agora, após os serviços da Sinfra, quem entra em ação são as equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), com a instalação de sinalização horizontal, entregando o trecho nas melhores condições para os condutores que desejarem transitar nos logradouros do bairro, igualmente feito nos outros trechos recapeados pela Prefeitura.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, afirma que essa é mais uma fase dos trabalhos promovidos pela Sinfra para melhorar a malha viária de Imperatriz e para reduzir o tempo de deslocamento na cidade, dinamizando o tráfego e prevenindo qualquer fenômeno que interrompa o trânsito.

“São obras como essa que estão fazendo a diferença na vida do imperatrizense e marcando a presença da Prefeitura. Já recapeamos as vias do centro, dinamizamos o trânsito de veículos, agora queremos chegar nos bairros mais afastados e continuar contemplando toda a cidade com os nossos serviços”, destaca o secretário.

Fábio também lembra que as ações de recuperação de ruas continuam. Agora, com a Usina de Asfalto operada pela Sinfra, os trabalhos conseguem ser mais rápido e mais econômicos, com várias equipes atuando nos pontos mais críticos e já prevenindo os impactos que a chegada do período chuvoso apresenta nas ruas e avenidas de Imperatriz.

Vistoriando os trabalhos finais o prefeito Assis Ramos, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Janaina Ramos e do secretário de trânsito Leandro Braga, gravou na noite deste domingo um vídeo direto da rua Duque de Caxias. "Seja dia ou noite a prefeitura de Imperatriz não para. Está finalizada  a revitalização da Rua Duque de Caxias. Vamos em frente!!!" Veja o vídeo::




MAIS UMA LÍDERANÇA QUILOMBOLA ASSASSINADA NO MARANHÃO

Dois suspeitos chegaram em uma moto, atiraram e fugiram.


O líder quilombola José Alberto Moreno Mendes, de 47 anos, foi assassinado na tarde da última sexta-feira (27) por dois atiradores, em frente a sua casa. Conhecido como Doka, ele morava no povoado Jaibara dos Rodrigues, no Território Quilombola Monge Belo, em Itaipuaçu-Mirim, no Maranhão, que aguarda titulação há quase 20 anos. 
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão (CEDDH/MA) manifestou indignação pelo crime pediu pronta intervenção do aparato de segurança pública estadual para apurar o ocorrido.
“Ao mesmo tempo protestamos contra a morosidade do Incra na tarefa de titulação desse território”, diz nota divulgada neste domingo (29). O conselho contabiliza que, entre 2005 e 2023, 50 quilombolas foram assassinados no estado do Maranhão.

Polícia do Maranhão procura suspeitos


A polícia do Maranhão procura dois suspeitos de assassinar um líder quilombola no interior do estado.

José Alberto Moreno Mendes, de 47 anos, foi morto perto de casa, ontem, na comunidade Jaibára dos Rodrigues, em Itapécuru-Mirim, a 120 quilômetros de São Luís.

Os suspeitos chegaram em uma moto, atiraram e fugiram.

José Alberto Moreno Mendes é o décimo quilombola assassinado nos últimos três anos no Maranhão, segundo a Federação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do estado.


Babá é presa suspeita de abuso sexual

 



Na manhã desta segunda-feira, 30, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) deflagrou uma ação de combate aos crimes praticados contra a dignidade de crianças e adolescentes e deu cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 18 anos, a qual é suspeita de abusar sexualmente de uma criança de apenas sete anos. 

Coordenada pelo delegado Eduardo Morais Artiaga, a ação foi realizada pela 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Araguatins), depois que investigações realizadas pela unidade especializada revelaram que a investigada teria abusado da vítima quando era responsável pelos cuidados da criança, trabalhando como sua babá.

“Por ser babá, a investigada tinha convívio muito próximo com a criança, tendo permissão para realizar a higiene íntima da criança e os demais cuidados necessários para com a vítima”, disse o delegado. A autoridade policial relata ainda que os fatos só vieram à tona após a criança se queixar de dores nas partes íntimas para os familiares, ocasião em que a mãe acionou a Polícia Civil, que deu início às investigações, onde ficou comprovada reiterada violência praticada contra a dignidade sexual da vítima. 

Após tomar conhecimento dos fatos, as equipes da 1ª DEAMV aprofundaram os trabalhos investigativos, sendo que o delegado Artiaga representou junto ao Poder Judiciário, pela prisão preventiva em desfavor da mulher, o qual foi deferido e cumprido na manhã desta segunda-feira. 

Ainda, de acordo com a autoridade policial, a criança passou por procedimento especial que confirmou os abusos sofridos. Após o cumprimento do mandado de prisão, a suspeita foi conduzida à 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, e após a realização dos procedimentos legais cabíveis, foi entregue à custódia do Sistema prisional e permanecerá à disposição do Poder Judiciário. (do site Folha do Bico)