Muitas pessoas nem imaginam, mas o olho também é um órgão que pode ser atacado pelo câncer. O tipo de câncer ocular mais frequente é o melanoma de coroide, um tumor maligno mais comum em adultos do que em crianças. De acordo com os especialistas, o risco do câncer nos olhos cresce após 40 de idade.
Esse tipo de tumor pode atacar diferentes partes do olho, desde a pálpebra até as estruturas internas, como a íris. A parte do olho mais acometida pelos melanomas é a coroide, que não é visível a olho nu, sendo necessário dilatar a pupila e examinar o olho com equipamentos especiais para diagnosticá-lo.
O exame de mapeamento de retina (mais conhecido como de "fundo de olho") é recomendado para adultos com mais de 40 anos, tendo em vista que as chances de desenvolver melanoma de coroide crescem com o avanço da idade. Os sintomas mais comuns são: baixas na capacidade de visão (bem como do campo visual), sombras na vista, dor local e olhos vermelhos.
O tratamento mais utilizado quando o tumor ainda é pequeno é a braquiterapia, que consiste em aplicar radiação apenas no local do tumor. Para tumores maiores, costuma se fazer necessária uma remoção do olho afetado, seguida da colocação de uma prótese. A precocidade do diagnóstico é importante, pois 25% dos pacientes desenvolvem metástase (quando o câncer se espalha para outros locais) e, destes, quase 100% não sobrevivem, no caso do melanoma de coroide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário