quinta-feira, 1 de junho de 2017

IFMA VAI DEBATER NOVO MODELO DE SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS

A proposta se mostra positiva por se constituir em um processo que valoriza o desempenho do candidato em seu percurso escolar.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) pretende implementar um novo modelo de processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio. Atendendo à solicitação do Colégio de Dirigentes, a Pró-Reitoria de Ensino realizou estudos sobre diferentes formas de seleção, analisando os modelos aplicados por toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como a experiência já acumulada nos processos seletivos de acesso à modalidade de educação a distância do próprio IFMA.

A proposta construída pela Proen foi apresentada na 71ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes, realizada
no dia 17 de maio no Campus Santa Inês. Os membros do colegiado acolheram a proposta e deram novas contribuições.
Agora, a Pró-Reitoria de Ensino vai socializar e discutir o novo modelo.
Nos próximos dias, será promovida uma reunião sistêmica com servidores de todos
os campi, que poderão tirar dúvidas e contribuir ainda mais com a proposta.

A proposta – O modelo construído pela Proen consiste na avaliação do desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A classificação do candidato será com base na Média Aritmética Final, calculada a
partir das Médias Aritméticas gerais obtidas pelo candidato em cada uma das disciplinas. A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI)
já desenvolveu um sistema que fará o cálculo dessa pontuação.Da mesma forma como já acontece no processo seletivo vigente, somente os candidatos classificados precisarão comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição eletrônica. O novo modelo mantém a reserva de
vagas estabelecida pela Lei nº
12.711/2012.

Vantagens – A proposta se mostra positiva por se constituir em um processo que valoriza o desempenho do candidato em seu percurso escolar, cumprindo um dos princípios institucionais do IFMA, que é
entender a avaliação como um processo contínuo e não como um momento isolado.
Outra vantagem é a gratuidade da inscrição, possibilitando, assim, a ampliação das oportunidades de participação. Além disso, se mostra um processo mais célere e menos oneroso financeiramente quando comparado ao modelo vigente.
(Assessoria)

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