Preocupado com a grande seca que assola o Rio Tocantins, o Deputado Federal Deoclides Macedo esteve nessa terça-feira (8), na Agência Nacional de Águas –ANA – em reunião com o diretor da Área de Hidrologia, Ney Maranhão para solicitar junto ao órgão providências para que as hidrelétricas de Serra da Mesa, Lajeado, Estreito e Tucuruí liberem parte das águas represadas, o que ajudará a manter o rio vivo e atenderá as necessidades mínimas de sobrevivência da população ribeirinha dos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Ribeirãozinho e Imperatriz, sem prejudicar a produção de energia que abastece a região.
A seca do rio já impede a circulação dos barcos de médio e grande porte. Em alguns lugares, como na Serra Quebrada, e no Imbiral so as 'rabetas' conseguem navegar.
A baixa do do rio nos últimos meses tbm tem afetado a pesca e o abastecimento de água em toda a região.
O superintendente de defesa civil de Imperatriz, Chico Planalto, em entrevista ao blog do jornalista Elson Araújo disse que “Só mesmo uma atuação política nacional para que seja encontrada uma saída para esse problema que já começa a provocar terríveis prejuízos."
Ele ressaltou que com esse quadro, considerando a distância que ainda há para o período chuvoso, a tendência é de a situação se agravar.
Louvável a atitude do Deputado, em procurar junto aos órgãos superiores competentes uma solução para problema. Que ele não seja o único, e que mais representantes do povo se unam a ele nessa luta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Rodrigo de Jesus, conhecido como Rodrigo do troca-troca, já tinha passagens pela polícia, era namorado da jovem Carol, 19 anos, que mora...
-
Foi registrado por volta das 14h desta terça-feira (18) mais um assassinato em Imperatriz. A vítima, identificada como Lucas Eduar...
-
SÃO LUÍS - Bandidos metralharam dois postos da Polícia Militar no início da noite deste sábado (10). Os casos foram registrados na Vilanova...
Nenhum comentário:
Postar um comentário