quinta-feira, 24 de julho de 2014

SUS: PROGRAMA DISTRIBUI PRÓTESES PARA PACIENTES EM IMPERATRIZ

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o Programa Órtese e Prótese do governo federal cadastra e entrega centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que tiveram os membros amputados.
São distribuídos órteses, próteses, materiais especiais, cadeiras de rodas e adaptação postural em cadeira de rodas. Nessa segunda-feira (21), mais uma entrega de peças foi realizada em Imperatriz. Braços e pernas mecânicas foram entregues aos pacientes cadastrados.

O Programa Órtese e Prótese funciona no Centro de Saúde Três Poderes, em Imperatriz, e atende a 45 cidades da regional. A maioria dos beneficiados perderam os membros, inferiores ou superiores, em acidentes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 70% da população tem seus membros mutilados de forma traumática.

O pedreiro Felix Sales de Andrade, de 45 anos, morador de Balsas, faz parte desta estatística e perdeu uma de suas pernas há três anos em um trágico acidente de motocicleta. Sem poder andar nesse período de tempo, viu no programa a possibilidade de poder caminhar novamente.
“Quando fui acidentado o médico me disse que um dia eu ia poder andar, e que já tinham as próteses pelo SUS. Então, depois que sai do hospital, dei entrada no processo e hoje estou aqui recebendo a minha. A esperança de caminhar é muito grande. Estou muito ansioso e na hora que chegar em casa já vou começar a dar os primeiros passos sem as muletas”, disse emocionado.
(Divulgação- Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário